Translate

5 músicas que você não sabia que são covers


No mundo da música, os covers são algo comum. Diferente de outras mídias, executar uma canção de outro artista adicionando o seu “estilo” é considerado uma homenagem e não um plágio – todos os artistas já fizeram algum cover, principalmente no início de suas carreiras.

Muitos covers são extremamente conhecidos e alguns caem numa classe especial de serem mais conhecidos do que suas respectivas versões originais. Nós separamos 5 músicas que você provavelmente conhece, mas não imaginava que fossem covers – e pelo menos uma delas deve te surpreender. Confira:

“Soldier of Love (Lay Down Your Arms)” – Pearl Jam
Essa música tocou extensivamente nas rádios no final da década de 90 e deixou muita gente intrigada pensando se Pearl Jam teria sido mais uma banda a descambar para o lado das baladinhas românticas. O que pouca gente sabe é que “Soldier of Love” não é do Pearl Jam. A música é de 1962 e foi escrita por Buzz Cason e Tony Moon. Lançada por Arthur Alexander, a canção ficou famosa e recebeu diversos covers, sendo um deles dos Beatles. É curioso observar que Arthur Alexander é o cantor original de diversas músicas que ficaram mais conhecidas por seus covers, entre elas “Anna”, que ficou conhecida na versão do Beatles. Para quem queria mais desse “estilo” do Pearl Jam, não procure na discografia deles, vá atrás da obra de Arthur Alexander e conheça a obra de um dos cantores mais injustiçados da história da música pop.


“Gangsta’s Paradise” – Coolio
É comum no rap utilizar pedaços de outras músicas para criar uma nova, mas nesse caso é bem mais do que um pedaço. “Gangsta’s Paradise” foi lançada em 1995 e ficou conhecida por fazer parte do filme “Mentes Perigosas”, com Michelle Pfeiffer, mas o que pouca gente sabe é que essa música é um belo cover com letras diferentes de “Pastime Paradise”, do Stevie Wonder. A música original é de 1976 do álbum “Songs in the Key of Life”, que é outra fonte de diversos covers (como a versão de Mary J. Blige de “As”) e foi citado como o álbum preferido de Michael Jackson e George Michael. Justiça seja feita, a própria versão de Stevie Wonder utiliza alguns acordes e notas do Prelúdio No. 2 em Dó menor de Bach, mostrando novamente que, no mundo da música, a linha entre “plágio” e “homenagem” é bastante tênue.

“Crawling King Snake” – The Doors
Diversos blues do The Doors são covers de blueseiros das antigas. O cover é bem comum no mundo do blues, que é um estilo que começou da tradição oral com músicos aprendendo coisas uns dos outros o tempo todo. Essa música em especial normalmente é considerada do Doors por conta da célebre frase de Jim Morrisson “I am the Lizard King. I can do anything” que significa “Sou o Rei Lagarto. Posso fazer o que eu quiser”. Comparada à frase, uma música chamada “Rei Cobra Rastejando” parece vinda da mesma fonte e é bem possível que seja daí que Morrisson tirou sua frase, mas a música original é de John Lee Hooker. A gravação original é de 1948 e o que chama a atenção é o quanto o Doors adiciona em seus covers. Outro cover de Blues normalmente atribuído a eles é Backdoor Man de Howlin’ Wolf, que também adiciona bastante a um original genial por si só.

“People Get Ready” – Rod Stewart/Jeff Beck
Essa é talvez a mais fácil dessa lista. People Get Ready foi escrita por Curtis Mayfield quando ele ainda fazia parte do grupo The Impressions. O cantor e compositor ficou conhecido posteriormente em carreira solo e diz que a música foi inspirada nos hinos de sua igreja, o que é parte da tradição da Soul Music. Isso explica dois roqueiros ingleses como Rod Stewart e Jeff Beck cantando sobre “entrar no trem para o céu”. Ainda assim o cover merece atenção por trazer uma interpretação bastante criativa e bem trabalhada, tanto do cantor Rod Stewart quanto das partes de guitarra de Jeff Beck.


“Blá, blá, blá… eu te amo” – Lobão Os norte-americanos não têm mais exclusividade com os covers mais famosos do que os originais e essa música é um excelente exemplo disso. “Blá, blá, blá… eu te amo” ficou conhecida na voz de Lobão e é provavelmente a música cantada por ele mais conhecida pelo grande público, mas não é de autoria do cantor. A canção é da banda Hanoi Hanoi e foi lançada no primeiro álbum do conjunto em 1986. Ela e “Totalmente Demais” foram as duas músicas mais famosas do álbum e ambas ficaram conhecidas com covers. Outra música da banda que fez sucesso em outra versão é “O Tempo não para”, que é uma parceria do vocalista e baixista Arnaldo Brandão com Cazuza, mas que ficou mais conhecida na versão de Cazuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário