O Reduto do Rock preparou um resumo dos shows internacionais e festivais que aconteceram no Brasil, em 2011. Relembre conosco os principais: veja vídeos, fotos e releia algumas coberturas feitas por nós, mês a mês.
PRIMEIRO SEMESTRE
Janeiro
Amy Winehouse
A cantora britânica passou por Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Foram cinco shows, sendo dois na cidade maravilhosa.
Apesar dos ingressos esgotados, os comentários sobre os shows foram divergentes. Muitos acharam que Amy deixou a desejar em suas apresentações, com o fato de esquecer as letras e sair do palco inúmeras vezes.
O que os fãs não imaginavam é que seria a primeira e última vez em que a cantora passaria pelas cidades brasileiras. Amy veio a falecer meses depois, na sua casa em Londres.
Fevereiro
Paramore
O Paramore veio pela segunda vez ao Brasil e trouxe a turnê do álbum Brand New Eyes, lançado em 2009. A banda se apresentou em cinco cidades: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Março
Iron Maiden
A Donzela de Ferro veio ao Brasil a bordo do Ed Force One trazendo a turnê “The Final Frontier”, título do seu último álbum de estúdio.
As apresentações não tiveram surpresas nos setlists. A banda tocou o mesmo em todos os shows da turnê ao redor do mundo, com 16 músicas no total. No Brasil, foram seis apresentações nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Recife e Brasília.
Os fãs puderam ver o Eddie de 8 metros de altura surgindo atrás do palco, pela primeira vez durante a turnê mundial.
Iron esteve no país nove vezes, a primeira foi no Rock in Rio I.
Journey
Com apresentação única em 30 de março, o Journey veio pela primeira vez ao Brasil e tocou para um Via Funchal lotado, na capital paulista.
A banda, que ficou famosa nos anos 80, teve seus clássicos regravados ano passado pelo seriado Glee do canal Fox, retornando às paradas de sucesso.
Tarja Turunen
Em carreira solo desde 2006, a ex-Nightwish, passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Foi a primeira vez que a cantora esteve em Brasília. Tarja veio divulgar o novo álbum solo lançado em setembro de 2010, What Lies Beneath.
A cantora ainda voltou ao Brasil em setembro para participar da quarta edição do Rock in Rio, dividindo o palco com a banda brasileira Angra.
Abril
Avenged Sevenfold
A primeira vez que o A7X veio ao Brasil foi em 2008. A banda também participou da primeira edição do festival SWU, em 2010.
Neste ano, o Avenged retornou pela terceira vez, para divulgação do seu novo disco Nightmare. Foram quatro apresentações no mês de abril, no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Os shows foram marcados por músicas em homenagem ao falecido baterista da banda, The Rev.
Motörhead
Lemmy Kilmister, baixista e vocalista do Motörhead, já deixou claro que é fã das terras brasileiras. Uma das mais famosas músicas da banda, “Going to Brasil”, foi inspirada em um vôo de avião a caminho de um show por aqui, em meados dos anos 90.
O Motorhead veio em abril para tocar em São Paulo, Curitiba e Florianópolis. A banda deixou o Rio de Janeiro de lado, a princípio, pois já se sabia que iriam participar do Rock in Rio. Os cariocas tiveram que esperar cinco meses para ver o grupo, que tocou no festival em setembro.
Ozzy Osbourne
O príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne, esteve em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, esbanjando uma energia de dar inveja, aos 62 anos. As apresentações fizeram parte da turnê “Scream”, título do seu mais recente trabalho.
Quem perdeu os shows, já pode ficar esperançoso. Com o anúncio da volta da formação original do Black Sabbath, em breve a banda deve aparecer por aqui.
Slash
O ex-guitarrista do Guns N’ Roses se apresentou nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba divulgando seu primeiro álbum solo Slash, lançado no primeiro semestre de 2010.
O disco teve participações especiais de Iggy Pop, Alice Cooper, Ozzy Osbourne, entre outros. O guitarrista veio ao Brasil acompanhado de Myles Kennedy (Alter Bridge) nos vocais.
U2
Três shows na cidade de São Paulo em abril, reuniram cerca de 90 mil pessoas por dia no Estádio do Morumbi.
Uma das atrações da turnê 360º foi o palco construído em forma de garra, com uma passarela que deixava fãs contidos como se fosse uma pista vip.
As apresentações na América Latina tiveram como abertura a banda britânica Muse.
O terceiro e último show realizado na capital paulista teve transmissão ao vivo pelo site Terra e o site oficial da banda, além de uma rádio paulista.
Maio
Alice Cooper
Vincent Damon Furnier, que passou a integrar o Rock and Roll Hall of Fame este ano, se apresentou em Porto Alegre (31 de maio), São Paulo (2 de junho) e Rio de Janeiro (3 de junho).
Veja como foi o show em São Paulo, clique aqui!
Ian Anderson
O Jethro Tull fez incontáveis shows em nosso território. Sua última passagem foi em 2007, em um show com a Orquestra Sinfônica de São Paulo.
Em 2011, o líder da banda, Ian Anderson, chegou ao país para consagrar o nome que carrega, em apresentações ímpares que aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro.
Um detalhe de seus shows foi a base acústica, que diferenciou muito as mesmas músicas tocadas nesta turnê quando comparadas às tocadas junto ao Jethro Tull.
John Fogerty
O Credence Clearwater Revival já se foi faz tempo. O jeito agora é assistir seu antigo líder John Fogerty e depois separadamente, ver a banda dos outros ex-integrantes na Credence Clearwater Revisited.
John passou por aqui em maio e tocou em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Jaguariúna. Estes shows fizeram parte da primeira turnê sul-americana do cantor.
Paul McCartney
Nos dias 22 e 23 de maio, Paul retornou ao Brasil apenas para shows no Rio. O beatle trouxe alivio e felicidade aos fãs cariocas, que não tiveram a chance de vê-lo no ano anterior, nas apresentações que aconteceram em Porto Alegre e São Paulo.
The Cult
Os integrantes do The Cult já são veteranos por aqui. Sua apresentação única em São Paulo, no mês de maio, foi a sexta da banda no Brasil. O show aconteceu no HSBC Brasil.
Junho
Festival João Rock
O evento em Ribeirão Preto trouxe o melhor do pop rock nacional e dois shows internacionais. As principais atrações foram: Charlie Brown Jr, CPM 22, Skank, Jota Quest, Lobão, Katchafire e o vocalista do Men at Work, Colin Hay.
Nossa equipe esteve no interior de São Paulo e acompanhou o festival. Veja como foi, clique aqui!
Slayer
Os apaixonados por trash metal puderam conferir de perto as apresentações do Slayer em São Paulo e Curitiba. Já que o Brasil não recebeu a turnê do The Big 4 (projeto formado por: Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax), ao menos os fãs podem conferir apresentações isoladas das bandas.
Junho
Limp Bizkit
Após ter shows cancelados em 2010 por problemas de saúde de seu vocalista, Fred Durst, o Limp Bizkit realizou apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, para promover o último álbum lançado “Gold Cobra”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário